ESSA BODEGA TEM DONO?

Dos oito planetas do Sistema Solar (saudades, Plutão!), a Terra foi o único que reuniu as condições ideais para que a vida, como a gente a conhece, se estabelecesse. Nesse cenário exclusivo, nos formamos de carbono e arrogância. Como seres humanos, dotados de razão e consciência, produzimos grandes feitos. Nos orgulhamos deles e, se considerarmos que a casa que nos acolhe existe há bilhões de anos, mas estamos nela há meros milhares de anos, temos motivos concretos para isso.

Fizemos muito em pouquíssimo tempo. Se tudo der certo, quando meu filho tiver apenas 18 anos, já terá sido apresentado à lei da gravidade, ao equilíbrio térmico e à reflexão da luz – um entendimento avançado de como algumas coisas funcionam, sem precisar perder um dia sequer observando maçãs caírem de macieiras. Da observação de alguns e da contestação de outros, não só entendemos o funcionamento, como criamos, a partir disso, novidades antinaturais, facilitadores da nossa estada, bem como de nossa permanência. A cada geração, vemos melhorias próprias de quem teve o privilégio de criar um documento a partir de um modelo – uma transferência de conhecimento, congelado e embalado a vácuo, realizada através da linguagem e da escrita (também criações humanas).

Olhando assim, parecemos até ter total controle sobre o que nos diz respeito. Fazemos planos, nos organizamos, nos categorizamos, nos unimos e nos segregamos, julgamos o certo e o errado. Mas vira-e-mexe somos lembrados de que não estamos no comando. Um terremoto, um furacão, um tsunami, os vírus, as bactérias, até nossas próprias células nos lembram vez ou outra que não estamos. Em tempos como o de agora, atentamos, ou deveríamos atentar, para o fato de que essa bodega, aparentemente sem ordem e sem lei, tem dono, sim. E não somos nós.

*Texto publicado originalmente na minha conta do Instagram em 13 de março de 2020.

 

Deixe um comentário:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s